quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Artesanato em Fuxico

Fuxico
É uma técnica artesanal que aproveita restos de tecido. O nome FUXICO surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos.
Ele é composto especialmente com a união de várias pequenas trouxas de tecido, costurando círculos recortados de sobras de tecidos que constituem flores coloridas. Na elaboração desta técnica são normalmente utilizados: tesoura, retalhos de tecidos, agulhas, linhas, um molde de formato redondo.
Costuradas umas as outras essas trouxinhas formam colchas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, capas de sofá, almofadas, peças de vestuário, bolsas, bijuterias, entre outros.
Elas também podem ser utilizadas para decorar panos de copa, caixinhas de madeira, tiaras, camisetas e muito mais.

Origem e Ano
Existe há pelo menos 150 anos.

Tipos
Com o uso de diversos tipos de dobradura e composições é possível obter diferentes e lindos tipos de flores, além de muitos tipos de bichinhos como, por exemplo, borboletas, corujas e joaninhas.

Qual tipo eu uso
Fuxico simples e Flores, Borboleta etc

Quando eu aprendi a fazer

Em 2009 depois que fiz e vendi vasos e cestas em jornal com a renda comprei retalhos e comecei a fazer vendo em peças que eu já tinha.

Foto de peças feitas na técnica    

Flor de Fuxico e Fuxico Simples
 


 Tulipa em Fuxico com enchimento



Origem da Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre e http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário