quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bordado

Bordado

É uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos em tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc.

A cidade de Ibitinga (interior de SP), realiza todos os anos a tradicional Feira do Bordado de Ibitinga, trazendo à cidade turistas do Brasil inteiro.

Existem também os bordados do Ceará, provenientes de artesãos de todo o estado, muito conhecido por sua beleza e sua arte peculiar. Através deste tipo de bordados pode se ver as características do povo daquela terra, sua cultura e sua história, que é passada de pai para filhos há séculos.

Outra região em que se pode encontrar a tradição do bordado manual , herança da forte presença portuguesa no período colonial , é no interior de Minas Gerais , notadamente na região compreendida entre Tiradentes e Ouro Preto. Mesmo nos distritos mais remotos da região se encontram trabalhos bordados a mão , entre peças de cama e mesa e vestuário.Entre as técnicas mais utilizadas estão o Ponto Cheio e o Ponto de Cruz. Além desses existe o vagonite, tipo de bordado mais reto.

Origem e Ano

Existem relatos de que o bordado seja tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. A base disso seria um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim. No início do século XX, surgiu o bordado a máquina. Feito em máquina de costura doméstica reta a pedal, que ainda é utilizado porém na década de 50 surgiu o bordado em máquina de costura zig-zag industrial, garantindo uma produtividade maior.

Tipos
No Bordado á mão temos o Ponto Cruz, Bordado Livre, Vagonite, Bordado em Pedraria e também tem o Bordado à máquina.

Qual tipo eu uso
O tipo que eu uso é o Bordado Livre que também é conhecido como Bordado da Vovó e Bordado em Pedraria.

Quando eu aprendi a fazer
Eu aprendi aos sete anos com minha madrinha, ou seja tem 21 anos que eu bordo.

Foto de uma peça feita na técnica
Imagem de uma peça que eu fiz feita no Bordado Livre nos pontos caseado, ponto de haste e Ponto margarida, além disso apliquei pequenas pérolas.


Origem da Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre e www.brasilcultura.com.br

2 comentários: